top of page

Projetos

A necessidade de um resgate de determinados valores na sociedade faz-se urgente. Entendemos que é um trabalho árduo, “de formiguinha”, que envolve Estado, família e comunidade. A parceria não é apenas importante, é fundamental. A família precisa ser tão orientada quanto os alunos. Entra o papel do educador, que será também mediador nesse processo que envolve ensino e aprendizagem de todos.

Pensando em cidadania

Para alcançar o pleno exercício da cidadania, todos devem aprender a exigir seus direitos e lembrar-se de cumprir seus deveres. Numa sociedade democrática, ser cidadão também inclui a participação ativa na vida em comunidade. Quem, por exemplo, reivindica melhores condições de ensino e aprendizado está exercendo sua cidadania, pois a educação é um direito garantido pela Constituição Brasileira de 1988, não por acaso conhecida como “Constituição Cidadã”. Assim como quem exige melhores condições de saúde.

 

Nesse sentido, o exercício da cidadania também depende da valorização da ética, com ênfase em atitudes positivas e voltadas ao bem comum. Essas atitudes envolvem o respeito aquilo que é bem comum, ao próximo, às diferenças (opinião, estética, religiosa) e à atitudes de prevenção.Torna-se, então, de fundamental importância o envolvimento da família e da comunidade, consideradas peças fundamentais do processo de formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de reivindicar seus direitos.

Aquecendo

Assista o vídeo abaixo e reflita!

Praticando...

Já está aquecido? Então agora é hora de contagiar!!!

Registrando...

Após assistir o vídeo acima, gostaria que pensasse no tema "O que é se colocar no lugar do outro?". Em seguida faça um relato sobre suas conclusões.

bottom of page